home Sobre Contato Parcerias Papo dream Nuvem dos sonhos Image Map

11 de abril de 2014

Candidíase: você já ouviu falar?

Olá meus queridos,

Chegou mais uma vez nossa queridíssima sexta-feira com um super perfuminho de final de semana. Hummm, ótimo né? Já decidiram o que vão fazer de bom? Não? Então está na hora! 
Hoje escolhi um assunto bem interessante e de grande importância para todos nós dentro da área da saúde. Então vamos lá? Sim ou claro?
Nosso tema então será: CANDIDÍASE. Já ouviram falar? 
Escolhi esse tema hoje pois ontem eu estava fazendo um trabalho para a faculdade falando sobre essa doença, e acabei achando interessantíssimo explicar sobre ela para todos vocês de uma forma bem fácil de ser entendida- até porque sei que artigos são muito difíceis de serem entendidos e normalmente as pessoas só têm interesse em ler sobre doença quando estão com ela.
Por conta das coisas que citei logo acima decidi explicar de uma forma bem interativa sobre a doença, para ajudar vocês a se prevenirem e saber como tratar.
Bom, a CANDIDÍASE é uma infecção causada por um fungo (Candida albicans), popularmente ela é chamada sapinho- SIM, queridos, agora ficou bem mais fácil de entender né?! Afinal, quase todos nós já ouvimos falar nesse "famoso sapinho".
A verdade é que todos nós seres humanos temos uma porcentagem de cândida no nosso organismo (mas nem sempre ela manifesta); ou seja, ter cândida é diferente de ter candidiase- quando se manifesta então, é considerada CANDIDÍASE. Até aqui tudo bem pessoal?

Muitas pessoas já ouviram falar que CANDIDÍASE é uma DST (doença sexualmente transmissível), estou certa? Então a pergunta é: isso é MITO ou VERDADE?
Na verdade ela não é mito, mas também não é 100% verdade. Por quê?
Pois a CANDIDÍASE pode SIM ser transmitida na relação sexual, mas não necessariamente ela foi transmitida assim.
A cândida se manifesta também quando o sistema imunológico da pessoa está abalado, quando ele está baixo. Pode ser causada por excesso de álcool, mudanças bruscas na alimentacaom uso de roupas íntimas molhadas por tempo prolongado (como roupas de piscina), uso de alguns medicamentos, estressee e cansaço.
Então meus queridos, aquela menina que "dizia ser virgem" e estava com candidíase e ninguém acreditou nela pois achavam que era uma DST, podia SIM ser virgem. 

Agora vocês devem estar se perguntando "e onde essa doença pode manifestar?"
Ela pode manifestar na boca, pele, estômago, sistema urinário e órgãos genitais (vagina ou pênis).
Normalmente, a candidíase acomete mais as mulheres, mas não quer dizer que os homens possam ter. 
Uma vez perguntei sobre o assunto para minha ginecologista e ela me disse que os homens só manifestam candidíase quando entram em contato com uma mulher infectada. Então vale lembrar homens, USEM CAMISINHA! 

O que sente quando está com candidíase? 
Na mulher: uma coceira que não acaba mais, simplesmente INSUPORTÁVEL; ardência ao urinar pois a parede da vagina está machucada,irritada; corrimento esbranquiçado e leitoso. 
No homem: pode causar vermelhidão, irritação e também pode coçar, mas, é menos comum.

Tratamento?
Quando tiver esses sintomas procurar um médico especializado para o mesmo passar o remédio. 
Os remédios podem ser: comprimido via oral, pomadas e banho de assento. 
NÃO deve se auto medicar, pois pode fazer com que a infecção fique resistente ao tratamento.

DICA PARA VOCÊS!!
Mulheres: Evitem de usar roupas muito apertadas e fechadas o tempo todo, durmam de preferência com pijamas largos e sem calcinha, usem camisinha e procurem sempre o/a ginecologista de vocês! 

Homens: usem camisinha e sempre que quiserem fazer um "agrado" oral na relação sexual, observem se não há nada de errado por ali, pois é dessa maneira que a candidíase pode ocorrer na boca e no estômago; então, aqueles que pensam que é "bonito" sair "pegando todas", CUIDADO! 

Meus queridos, tentei fazer um super resumo sobre o assunto para vocês entenderem um pouco. Espero que eu consiga ajudar de alguma maneira!
Qualquer pergunta, estou aqui!!!

Beijinhos a todos vocês e aproveitem bem a sexta-feira.

2 comentários:

  1. Ameeeeeeeei este artigo Dryka!!!

    Foi muito bom ler você falando sobre um assunto tão importante da área da saúde e de uma forma que todos nós possamos entender!

    Também adorei vc mencionar que a candidíase é uma doença auto-imune e os fatores que fazem ela se manifestar: trauma emocional, estresse, dificuldade em lidar com situações do dia a dia...

    Muito legal você esclarecer que a candidíase surge quando fungos, que habitam normalmente a região genital, se proliferam acima do normal, mas que pode também se tornar uma doença crônica, por isso, como vc disse, basta correr para o ginecolista! Nada de dar bobeira, meninas :)

    Um beijo amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que consegui alcançar meu objetivo em explicar de uma maneira fácil para todas entenderem sobre um assunto que normalmente as pessoas possuem muitas dúvidas!
      Temos todas que cuidar da saúde né Carol?
      Beijo grande!

      Excluir

Bem-vindo doces sonhos! O que achou do blog? Obrigada por participar conosco, é um prazer poder fazer parte do seu mundinho dos sonhos!